Pesquisa

sexta-feira, 1 de julho de 2011

CRECHE CUIDAR OU EDUCAR?

Creche Educar ou Cuidar?

O conceito de creche tem mudado ao longo dos anos, se quando criada tinha como  objetivo um lugar para as crianças serem cuidadas para as mães trabalharem sendo  subordinada a Secretaria de Assistência Social, hoje a realidade é bem diferente.
A creche é um direito da criança e faz parte da Secretaria de Educação, essa mudança que consta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, propõe uma mudança no atendimento das crianças, onde se preserva o cuidar, ou seja, o cuidado com a higiene,alimentação, solicitude, zelo, bom trato e acrescenta a este, o ato de educar que consiste em atender a criança num todo, no seu desenvolvimento cognitivo, físico, emocional, intelectual e social através de ações planejadas, sistematizadas  e organizadas em gestões compartilhadas entre crianças, professores, educadores e pais.
Portanto o Professor de Educação Infantil, tem como tarefa desenvolver atividades e projetos que contemplem a creche e proporcionem um ambiente de cuidar e educar, sendo que nesta idade o cuidar pode ser enriquecido com atitudes educativas, como por exemplo na hora do banho a professora pode conversar com a criança e cantar para ela, fazendo com que perceba a si mesma, o ambiente e desenvolva a oralidade, é um simples exemplo mas que para o desenvolvimento do bebe e da criança é muito importante.
Nas escolas particulares as atividades com bebês e crianças são contempladas, além de material e espaço, com professores e equipe escolar empenhados em cumprir este cuidar e educar.
Na rede pública poucas são as creches que estão atentas a Lei e ao direito das crianças a um atendimento de qualidade, as mudanças já ocorreram a muitos anos.
Fica a pergunta o que falta para que as creches públicas se tornem  ambientes de educação e não apenas um lugar onde as crianças alimentam, tomam banho e dormem?
Cuidar e educar são termos indissociáveis na Creche e Educação Infantil o que exige dos órgãos competentes e profissionais um olhar atento e uma ação efetiva para que as mudanças necessárias ocorram.

Eliane Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário