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quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O Movimento na Educação Infantil



Segundo o Referencial Curricular para a Educação Infantil, “o movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças movimentam-se para expressarem sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais.
A permanente exigência de contenção motora pode estar baseada na idéia de que o movimento impede a concentração e a atenção da criança, ou seja, que as manifestações motoras atrapalham a aprendizagem. Todavia, a julgar pelo papel que os gestos e as posturas desempenham junto à percepção e à representação, conclui-se que, ao contrário, é a impossibilidade de mover-se ou de gesticular que pode dificultar o pensamento e a manutenção da atenção.
Em linhas gerais, as consequências dessa rigidez podem apontar tanto para o desenvolvimento de uma atitude de passividade nas crianças como para a instalação de um clima de hostilidade, em que o professor tenta, a todo custo, conter e controlar as manifestações motoras infantis.”
Cabe ao Educador da Educação Infantil, estudar sobre o movimento e entender a importância deste aspecto para as crianças, criando momentos em que haja uma adequação as atividades e percebendo o tempo que elas demonstram estarem confortáveis sentadas. Alternando as atividades para contemplar o movimento na aprendizagem das crianças.
Portanto amigas futuras Professoras de Educação Infantil, vamos malhar porque teremos que ter muito pique para acompanhar as crianças.
Um Abraço Carinhoso

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