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terça-feira, 27 de setembro de 2011

A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


SEGUNDO O REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL “A MÚSICA É A LINGUAGEM QUE SE TRADUZ EM FORMAS SONORAS CAPAZES DE EXPRESSAR E COMUNICAR SENSAÇÕES, SENTIMENTOS E PENSAMENTOS, POR MEIO DA ORGANIZAÇÃO E RELACIONAMENTO EXPRESSIVO ENTRE O SOM E O SILÊNCIO.”
NA EDUCAÇÃO INFANTIL O PROFESSOR DEVE PROPORCIONAR O FAZER MUSICAL, ATRAVÉS DE CONFECÇÃO DE INSTRUMENTOS E A COMPOSIÇÃO PELAS CRIANÇAS, DESPERTANDO A ATENÇÃO, A SENSIBILIDADE PELOS SONS EMITIDOS, A COMPARAÇÃO ENTRE SOM E SIÊNCIO, ENTRE ALTO E BAIXO, E DESPERTAR O PRAZER PELA APRECIAÇÃO MUSICAL BUSCANDO OFERECER VARIEDADES DE RITMOS E SONS, E QUEBRANDO COM UM PARADIGMA, QUE CRIANÇA SÓ DEVERÁ OUVIR MÚSICAS INFANTIS.
A LINGUAGEM MUSICAL É RICA EM POSSIBILIDADES PODENDO SER EXPLORADO EM VÁRIOS EIXOS, DESENVOLVENDO A EXPRESSÃO, O EQUILÍBRIO, A AUTO-ESTIMA E AUTOCONHECIMENTO.
AS CRIANÇAS DESDE BEBES CONVIVEM COM A MÚSICA, SEJA NUMA CANTIGA DE NINAR, NO QUAL É EMBALADA , ATÉ AS MÚSICAS OUVIDAS EM SEU MEIO SOCIAL. PROMOVER REFLEXÕES SOBRE MÚSICA EM SENTIDO MAIS AMPLO, E LEVAR AS CRIANÇAS A UTILIZÁ-LA COMO FORMA DE EXPRESSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL É IR ALÉM DE APENAS CANTAR ALGUMAS MÚSICAS, É AMPLIAR POSSIBILIDADES E REPENSAR O CONCEITO, O CONHECIMENTO E A VIVÊNCIA QUE O DOCENTE POSSSUI ACERCA DA MÚSICA.
E PARA FECHAR ESSAS SINGELAS PALVRAS SOBRE A MÚSICA DEIXO A FRASE DE ARISTÓTELES PARA NOSSA REFLEXÃO:
“A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição.”

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O Movimento na Educação Infantil



Segundo o Referencial Curricular para a Educação Infantil, “o movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças movimentam-se para expressarem sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais.
A permanente exigência de contenção motora pode estar baseada na idéia de que o movimento impede a concentração e a atenção da criança, ou seja, que as manifestações motoras atrapalham a aprendizagem. Todavia, a julgar pelo papel que os gestos e as posturas desempenham junto à percepção e à representação, conclui-se que, ao contrário, é a impossibilidade de mover-se ou de gesticular que pode dificultar o pensamento e a manutenção da atenção.
Em linhas gerais, as consequências dessa rigidez podem apontar tanto para o desenvolvimento de uma atitude de passividade nas crianças como para a instalação de um clima de hostilidade, em que o professor tenta, a todo custo, conter e controlar as manifestações motoras infantis.”
Cabe ao Educador da Educação Infantil, estudar sobre o movimento e entender a importância deste aspecto para as crianças, criando momentos em que haja uma adequação as atividades e percebendo o tempo que elas demonstram estarem confortáveis sentadas. Alternando as atividades para contemplar o movimento na aprendizagem das crianças.
Portanto amigas futuras Professoras de Educação Infantil, vamos malhar porque teremos que ter muito pique para acompanhar as crianças.
Um Abraço Carinhoso